O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, lançou nesta quinta-feira (19), na Bienal do Livro 2025, no Rio de Janeiro, a obra Informação à Sociedade. O livro compila 124 resumos de julgamentos do Plenário do STF, elaborados em linguagem simples e acessível, como parte de uma estratégia para aproximar o Judiciário da população.
A publicação cobre decisões tomadas entre setembro de 2023 e abril de 2025, período em que Barroso presidiu o tribunal. Com diagramação leve e conteúdo didático, a obra apresenta, de forma clara e objetiva, os principais elementos de cada julgamento, como número do processo, relator, resumo do caso, fundamentos jurídicos, placar da votação e relação com os temas da Agenda 2030 da ONU.
“A linguagem simples é apenas uma deferência com o interlocutor. Explicar de uma maneira clara, com empatia, colocando-se no lugar da pessoa para quem você está falando”, destacou Barroso durante o lançamento, ao reforçar a importância de tornar o trabalho do Supremo mais compreensível ao cidadão comum.
Além da versão impressa, o conteúdo do livro está disponível em um site próprio, que oferece ferramentas de busca por palavras-chave, classe processual, relator, data, ambiente do julgamento e resultado da votação. A iniciativa integra os esforços do STF para garantir mais transparência e participação cidadã por meio da comunicação pública eficiente.Com informações: Supremo Tribunal Federal (STF).