A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da superintendência de Atenção Primária à Saúde, está convocando todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Mato Grosso do Sul a participarem do curso gratuito de capacitação em arboviroses, disponível na plataforma do Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde).
A formação surge em um momento crítico de alta incidência das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, Zika e chikungunya. Somente em 2023, mais de mil mortes por dengue foram registradas no Brasil muitas delas associadas ao manejo clínico inadequado e à não identificação dos sinais de alarme.
Com carga horária de 10 horas, o curso “Arboviroses” foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e traz videoaulas e materiais técnicos complementares. Entre os conteúdos abordados estão o diagnóstico e manejo clínico da dengue em adultos e crianças, fluxogramas de atendimento e os cuidados específicos com a chikungunya.
A responsável técnica pelos ACS na SES, Elisângela Hermes, destaca que a urbanização acelerada, o crescimento populacional desordenado, a falta de saneamento e fatores climáticos favorecem a proliferação do vetor. “Capacitar continuamente os profissionais é essencial para garantir o reconhecimento precoce dos sinais de alerta e o encaminhamento correto dos casos”, reforça.
As arboviroses têm maior incidência entre os meses de outubro e maio, exigindo vigilância constante por parte dos profissionais de saúde. A SES também mantém uma série de cursos atualizados por meio da plataforma Telessaúde (https://telessaude.saude.ms.gov.br/).
Para realizar o curso de arboviroses, basta acessar: https://mais.conasems.org.br/cursos/30_curso-de-capacitacao-em-arboviroses