A primeira onda de frio do inverno chegou com força em Mato Grosso do Sul e provocou geada em Naviraí, que registrou 3°C, e em pelo menos outras 18 cidades nesta terça-feira (24). As regiões mais afetadas estão no cone-sul do Estado, onde as temperaturas caíram drasticamente e se aproximaram de 0°C nas primeiras horas da manhã.
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, além de Naviraí, foram registradas geadas em Sete Quedas, Iguatemi, Itaquiraí, Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã, Ponta Porã, Fátima do Sul, Dourados, Itaporã, Nova Andradina, Rio Brilhante, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Bonito, Nioaque e Sidrolândia.
Geada cobre veículo estacionado no centro de Naviraí nesta terça-feira, após mínima de 3°C registrada na madrugada. Foto: Divulgação/ Redes Sociais.
A geada ocorre quando a temperatura do ar próximo ao solo atinge valores iguais ou inferiores a 0°C, fazendo com que o vapor d’água da atmosfera se transforme em cristais de gelo sobre superfícies expostas, como gramados, telhados e veículos.
Confira algumas das mínimas registradas nesta madrugada:
0,4°C em Amambai e Sete Quedas
0,6°C em Iguatemi
1,1°C em Caarapó
1,4°C em Laguna Carapã e Rio Brilhante
1,7°C em Aral Moreira
2,0°C em Nova Alvorada do Sul
2,6°C em Itaporã
2,7°C em Dourados e Ponta Porã
3,0°C em Naviraí
Em Naviraí, moradores registraram camadas de gelo em áreas abertas e vegetação, cenário típico das madrugadas mais frias do ano. A sensação térmica nas primeiras horas da manhã era ainda mais baixa devido ao vento gelado.
Em Ponta Porã, o canteiro da Avenida Brasil, próximo ao aeroporto, também amanheceu coberto por uma densa camada de geada.
De acordo com a previsão, o frio continuará ao longo do dia. Em Dourados, a máxima não deve passar dos 12°C. Já em cidades como Amambai, Ponta Porã, Sete Quedas, Aral Moreira, Laguna Carapã e Naviraí, as temperaturas máximas previstas variam entre 11°C e 19°C, mantendo o clima gelado durante todo o dia.