Nesta quinta-feira (26), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove o 10º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. Realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidida pelo deputado estadual Renato Câmara, o evento reúne especialistas de várias regiões do país, autoridades e representantes da rede de proteção para discutir soluções e práticas bem-sucedidas que promovam o envelhecimento com dignidade.
Com o tema “Experiências Exitosas do Brasil e Perspectivas para Mato Grosso do Sul”, o seminário terá três mesas temáticas ao longo da tarde. A primeira aborda políticas de moradia para idosos, com participação de gestoras da Paraíba e de MS. Em seguida, o foco será o fortalecimento de conselhos e fundos de políticas públicas, com exemplos de Curitiba. Por fim, será apresentada a Plataforma do Envelhecimento Saudável, desenvolvida pela UFMS.
Renato Câmara, um dos parlamentares mais atuantes da causa no estado, é autor de diversas leis que compõem a base da política estadual de proteção à pessoa idosa. Entre elas, a que garante proporcionalidade na taxa de emissão de CNH para maiores de 60 anos, o fortalecimento da Política Estadual do Idoso e a proibição de ofertas de empréstimos por telefone para aposentados e pensionistas — medida que combate práticas abusivas no mercado financeiro.
“O envelhecimento da população é uma realidade que exige responsabilidade, planejamento e ação. Nosso dever é garantir que cada idoso de Mato Grosso do Sul viva com dignidade, segurança e respeito”, afirma Renato Câmara.
Foto: Divulgação.
Além da programação de debates e palestras, o seminário também representa um marco no esforço contínuo de atualização das políticas públicas voltadas à população idosa, alinhando o estado às boas práticas nacionais. O evento será encerrado às 16h30, após rodada de debates e coffee break.
O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, pelo canal no YouTube da ALEMS, no site oficial da Assembleia Legislativa e também nas redes sociais do deputado Renato Câmara (@renatocamarams). As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo link: http://https://forms.gle/npmZHg6gi3rzFPvY8 .