O Governo de Mato Grosso do Sul deu um passo importante no enfrentamento à violência doméstica ao lançar o Programa Recomeços, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead). A iniciativa busca garantir proteção, acolhimento e suporte financeiro a mulheres em situação de risco, priorizando aquelas abrigadas na Casa Abrigo para Mulheres em Situação de Risco de Morte.
O programa garante um auxílio mensal equivalente a um salário mínimo por até seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis, além de um valor adicional de até quatro salários mínimos para mobiliar um novo lar. A ação visa oferecer um recomeço seguro, estruturado e humanizado.
Além do apoio financeiro, as mulheres acolhidas recebem atendimento psicossocial, participam de rodas de conversa sobre autoestima e enfrentamento da violência, têm acesso a serviços de saúde, atividades educativas para os filhos e cursos profissionalizantes em diversas áreas, como manicure, culinária, artesanato e design de sobrancelhas.
Emocionados depoimentos das beneficiárias revelam o impacto transformador da iniciativa. “Estou indo pronta para recomeçar e não parar. Chegar mais longe que eu puder”, compartilhou uma das mulheres atendidas. Outra reforça: “Obrigada por não me deixar desistir de ter uma vida boa com meu filho e reacender sonhos que já haviam se apagado”.
A titular da Sead, Patrícia Cozzolino, explica que a violência muitas vezes começa de forma silenciosa. “Ela se inicia com falas depreciativas e desvalorização emocional, que afetam não apenas a mulher, mas também os filhos”, afirma.
O acesso à Casa Abrigo se dá por meio de encaminhamentos da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, e do Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência), que atua em rede com outros órgãos estaduais.
Mais que uma resposta emergencial, o Programa Recomeços representa uma ação de reconstrução da dignidade, da autonomia e da liberdade de mulheres que, após enfrentarem o medo, agora podem vislumbrar um futuro com segurança e oportunidades.Com informações: Agência de Notícias.