| Hoje é Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025.

Agronegócio emprega mais de 28 milhões e bate recorde no Brasil


Setor já representa mais de 26% das ocupações formais e informais no país; insumos lideram crescimento percentual.
Trabalhador colhe maçãs no sul do Brasil: agroindústria e serviços seguem puxando empregos no campo e na cidade. Foto: Epagri. Por: Editorial | 26/06/2025 09:49

O agronegócio brasileiro alcançou um marco histórico no primeiro trimestre de 2025 ao empregar 28,5 milhões de pessoas — o maior número já registrado. O dado representa 26,23% de todos os trabalhadores ocupados no país, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número representa um crescimento de 0,6%. O segmento de insumos foi o que mais cresceu proporcionalmente, com aumento de 10,2% no número de trabalhadores (mais 30,2 mil pessoas). A agroindústria, por sua vez, continua liderando em volume absoluto, com 222,9 mil novas ocupações, alta de 4,8%. Já os agrosserviços — que englobam transporte, armazenagem e suporte à produção — cresceram 2,4%, empregando 252,3 mil pessoas a mais.

Além da expansão no volume de empregos, o setor também apresentou avanços na formalização das vagas, na escolaridade dos profissionais e na participação feminina nas diferentes etapas da cadeia produtiva. Outro destaque é o aumento real na renda de trabalhadores autônomos, que registraram crescimento superior a 9% em relação ao mesmo período de 2024.

A pesquisa tem como base os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Trimestral (PNAD-C), realizada pelo IBGE. Os resultados reforçam a importância do agronegócio não apenas como motor da economia, mas como espaço de qualificação e inclusão no mercado de trabalho brasileiro. Com informações: Canal Rural.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: