O trabalho integrado entre o Centro Integrado de Segurança Viária (CISV) do Detran-MS, o 4º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Científica de Ponta Porã resultou na recuperação de um veículo roubado em Americana (SP) e na prisão do condutor, que tinha mandado de prisão em aberto. A ação aconteceu nesta quarta-feira (25), em Ponta Porã, e é mais um exemplo do impacto positivo da tecnologia no combate à criminalidade em Mato Grosso do Sul.
O veículo, roubado no dia 3 de junho, foi detectado pelo CISV no dia 6, ao entrar no território sul-mato-grossense. Desde então, passou a ser monitorado por suspeita de clonagem de placas. Com apoio do 4º BPM e da Polícia Científica, foi possível interceptar o carro e constatar adulterações no chassi e motor. O condutor também usava uma adesivagem falsa de uma empresa de Curitiba (PR) para tentar camuflar os crimes.
Segundo Ruben Ajala, gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, a operação confirma a importância do trabalho em rede e do uso de inteligência viária. “O sistema de monitoramento viário tem se mostrado uma ferramenta estratégica no enfrentamento de crimes nas rodovias estaduais”, afirmou.
Desde março deste ano, o CISV passou a operar integrado à plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ampliando sua atuação para ocorrências registradas em todo o país. A tecnologia aplicada ao monitoramento de veículos tem fortalecido ações de combate ao roubo, furto, clonagem de placas e tráfico nas estradas sul-mato-grossenses.Com informações: Agência de Notícias