Na semana em que se celebra o Dia Nacional do Combate ao Diabetes (26 de junho), o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande, realizou uma ação educativa voltada à saúde dos reclusos com diagnóstico da doença. A iniciativa integra a política de saúde da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que busca ampliar o cuidado dentro das unidades prisionais do estado.
A atividade foi conduzida pela nutricionista Karine Taveira Gil de Amarante, da Divisão de Saúde Prisional da Agepen, que ministrou uma palestra com foco na importância do autocuidado e na adoção de hábitos saudáveis. “A dieta diferenciada é oferecida, mas as escolhas alimentares dependem deles, assim como em qualquer outro ambiente. Com isso, buscamos prevenir complicações agudas e crônicas do diabetes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.
Atualmente, 22 internos do presídio recebem acompanhamento específico para tratamento da doença. A empresa terceirizada responsável pela alimentação fornece dietas especiais conforme prescrição nutricional, reforçando o cuidado com cada paciente.
A enfermeira Jackeline Valejo Gonçalves e a técnica de enfermagem Mônica Silveira Bezerra Cesconetto, que atuam diariamente na unidade, também destacaram o papel da informação como ferramenta essencial para prevenção e controle.
Segundo a equipe, o conjunto entre orientação profissional, suporte contínuo e educação em saúde tem promovido maior adesão às práticas de autocuidado entre os reclusos. Para a nutricionista, a ação também está inserida nas políticas de reintegração social: “Cuidar da saúde dos internos é prepará-los para uma vida mais saudável e consciente em liberdade”, completou.
O Dia Nacional do Diabetes, instituído pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), visa promover a conscientização sobre a doença, suas complicações e a importância do diagnóstico precoce.Com informações: Agência de Notícias