A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou edital para seleção e cadastro reserva de professores-formadores que irão atuar no Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLeei-MS), vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Com inscrições gratuitas, o processo seletivo estará aberto entre os dias 11 e 14 de julho, das 8h às 13h, na sede da Secretaria de Educação, localizada na Rua Pedro Leite de Farias, nº 3805, no Parque dos Jequitibás. Os professores selecionados terão a missão de capacitar docentes da rede municipal que atuam com crianças de 4 e 5 anos na pré-escola.
Segundo o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, o lançamento do edital atende à orientação do prefeito Marçal Filho, que tem priorizado políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação. “Estamos preparados para receber os professores-formadores interessados em participar desse importante programa voltado para a alfabetização das nossas crianças”, destacou o secretário.
Os profissionais selecionados receberão bolsa mensal de R$ 1.200,00 e deverão dedicar 20 horas semanais às atividades do programa, que incluem capacitações presenciais e virtuais, além do acompanhamento da implementação das metodologias em sala de aula. O resultado final será divulgado conforme cronograma do edital nº 99/2025/PROLEEI-MS/UFMS, publicado no Diário Oficial de Dourados (nº 6.415), de 9 de julho.
Para o secretário Nilson Francisco, a iniciativa vai além de suprir demandas imediatas: “Estamos construindo as bases do futuro de Dourados. Quando capacitamos nossos professores para o letramento infantil, estamos plantando uma semente que nossas crianças levarão para toda vida”, afirmou.
O ProLeei-MS é uma ação do governo federal, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e tem como objetivo principal fortalecer o desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita na educação infantil, garantindo vivências planejadas e significativas para as crianças, com foco na interação, brincadeiras e práticas discursivas. Redação com informações: Dourados News.