O naviraiense Eduardo Mendes, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, foi o entrevistado do programa “A Banca”, da Rede Top FM, nesta quinta-feira (10), e trouxe reflexões importantes sobre o cenário cultural do Estado, marcado por uma nova fase de valorização, inclusão e diálogo com a população.
Desde que assumiu a presidência da Fundação em 2023, Mendes vem enfrentando desafios com coragem e sensibilidade, destacando o papel da cultura como ponte entre diferentes visões de mundo. “Me assustei no início, pois a cultura é muito politizada. Mas aprendi a ouvir mais e a entender as diferenças. A cultura precisa ser feita para todos, sem distinção”, afirmou.
Com o apoio do governador Eduardo Riedel e do secretário Marcelo Miranda, o dirigente vem promovendo eventos populares e gratuitos, como shows de grande porte no Parque das Nações Indígenas, que atraem públicos diversos. “São famílias inteiras que vão se divertir, independentemente da atração. O importante é oferecer opções de qualidade para o nosso povo, com tranquilidade e segurança”, disse, comemorando o sucesso das 16 edições realizadas sem incidentes.
Mendes também destacou o respeito ao público gospel e os projetos que dialogam com a fé, como o “Catedral Erudita”, que leva música clássica a igrejas e templos evangélicos. Outro destaque é o projeto inovador de uma carreta cultural, que levará teatro, circo e cinema às cidades mais distantes do Estado. “Queremos chegar onde a cultura não chega. Imagina oferecer cinema gratuito em uma praça de Coronel Sapucaia?”, exemplificou.
Na entrevista, o gestor anunciou ainda que o Encontro Nacional dos Gestores de Cultura será realizado dentro do tradicional Festival de Inverno de Bonito. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, já confirmou presença. “Vamos trazer a discussão da política nacional de cultura para dentro do nosso festival. Isso mostra o prestígio e o alcance do nosso trabalho”, afirmou.
Com visão inclusiva e atitude transformadora, o naviraiense Eduardo Mendes se firma como uma das lideranças mais atuantes da gestão cultural no Brasil, aproximando a cultura de quem mais precisa dela. Redação com informações: Diário MS News.