Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. Interessados devem se inscrever gratuitamente até as 23h59 do dia 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, conforme edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
Ao todo, estão disponíveis 44.867 vagas para esta etapa do ano. No total de 2025, o Fies ofertará 112.168 oportunidades de financiamento estudantil para cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Podem participar estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota diferente de zero na redação. Também é necessário comprovar renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em valores atuais).
Fies Social amplia acesso
A edição também reserva metade das vagas para o Fies Social, voltado a candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759). A nova modalidade permite financiamento de até 100% das mensalidades e inclui cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A seleção será feita com base na nota do Enem, por ordem decrescente, considerando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Candidatos que já possuem diploma de ensino superior ou financiamento estudantil ainda ativo ou não quitado não poderão participar.
Calendário do Fies 2025/2
A chamada única será divulgada em 29 de julho. Os pré-selecionados deverão confirmar as informações e complementar a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for convocado participará automaticamente da lista de espera, que será utilizada entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.
O MEC recomenda que os interessados fiquem atentos aos prazos e documentos exigidos para não perderem a chance de garantir o financiamento educacional nesta edição. Redação com informações: Agencia Brasil.