Mato Grosso do Sul comemorou um avanço significativo nos índices de alfabetização da rede pública de ensino em 2024. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o estado apresentou um crescimento de 17% no indicador, passando de 47,4% em 2023 para 55,8% no ano seguinte — resultado que ficou três pontos percentuais acima da meta estipulada para o período (52,8%).
O desempenho sul-mato-grossense foi o segundo melhor do País, atrás apenas de Minas Gerais, que registrou aumento de 20% no mesmo período. Para o governador Eduardo Riedel, o avanço é fruto de uma articulação eficiente entre Estado, municípios e a equipe da Secretaria Estadual de Educação (SED), além da execução do programa MS Alfabetiza.
“Educação é um dos focos da nossa gestão. É uma alegria quando conseguimos, por meio dos dados, enxergar os resultados e os bons frutos para o Estado”, destacou Riedel.
O secretário estadual de Educação, professor Hélio Daher, atribui o crescimento ao comprometimento das escolas e comunidades escolares que trabalham diariamente no acompanhamento e planejamento pedagógico. “Esse avanço nos anima, mas sabemos que ainda há muito a ser feito para garantir a alfabetização plena de todas as crianças”, ressaltou.
O programa MS Alfabetiza, em vigor desde 2021 e integrado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), atua fortalecendo a aprendizagem por meio de práticas de letramento, formação leitora e consolidação da escrita, com foco na progressão dos estudantes conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com informações: Dourados News.