Uma nova frente fria começa a avançar sobre Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (17), provocando queda acentuada nas temperaturas, especialmente nas regiões sul e sudoeste do estado. A mínima prevista em Amambai é de 4 ºC, enquanto em Ponta Porã os termômetros devem marcar 10 ºC. Em cidades como Mundo Novo e Iguatemi, a previsão indica garoa em pontos isolados.
Apesar da chegada do frio, o tempo continua seco em grande parte do estado. Municípios como Rio Brilhante e Ponta Porã, por exemplo, não têm previsão de chuva. Já no norte e nordeste sul-mato-grossense, o clima permanece mais ameno: Chapadão do Sul deve registrar mínima de 15 ºC, São Gabriel do Oeste 16 ºC e Campo Grande e Corumbá ficam em torno de 15 ºC.
Na sexta-feira (18), as temperaturas seguem baixas. Amambai terá mínima de 9 ºC e Ponta Porã, de 10 ºC. A capital Campo Grande registra 13 ºC de mínima. No sábado (19), o frio persiste em Dourados e Ponta Porã, com mínima de 9 ºC, enquanto a capital terá leve elevação térmica, com mínima de 17 ºC e máxima de 26 ºC.
Mesmo sem previsão de chuvas significativas, a frente fria pode aliviar temporariamente a baixa umidade do ar. Segundo a Climatempo, Mato Grosso do Sul segue em alerta vermelho por conta dos índices críticos, que podem chegar a apenas 12% em algumas áreas — valor muito inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Nesta quarta-feira (16), Campo Grande foi a terceira capital com o menor índice de umidade relativa do ar no país, marcando apenas 23%. A cidade já está há 23 dias sem chuvas e, segundo os meteorologistas, esse cenário não deve mudar nos próximos dias. A máxima registrada na quarta foi de 30 ºC.
Em Paranaíba, o índice de umidade chegou a 20%, o menor do estado na terça-feira (15). A previsão para esta quinta-feira na cidade é de mínima de 14 ºC e máxima de 29 ºC.
Enquanto parte do estado se prepara para enfrentar o frio intenso, outras regiões devem continuar lidando com o calor e a seca típicos do inverno sul-mato-grossense. Com informações: G1