As commodities agrícolas registram alta generalizada nesta sexta-feira (18) nas principais bolsas internacionais. Os grãos negociados na Bolsa de Chicago, como soja, milho e trigo, apresentam ganhos superiores a 1% no início do dia, refletindo um ambiente macroeconômico mais otimista e a valorização de outras commodities, como o petróleo.
Por volta das 7h40 (horário de Brasília), os contratos mais negociados da soja subiam entre 13 e 13,75 pontos. O farelo de soja também registrava alta acima de 1%, impulsionando os preços da oleaginosa. O avanço acompanha o desempenho positivo das ações norte-americanas, que reagem aos dados favoráveis da economia dos Estados Unidos no último trimestre.
Outro fator que contribui para o avanço dos preços é a desvalorização do índice do dólar, que recua mais de 0,4% nesta manhã. A queda da moeda americana torna as commodities mais atrativas para compradores internacionais, fortalecendo o movimento de alta.
Além disso, o mercado segue atento à possibilidade de a China retomar compras significativas de soja dos Estados Unidos. Diante da dependência do grão norte-americano para manter seus estoques em níveis confortáveis, os traders observam com atenção qualquer sinal de movimentação por parte do país asiático. Com informações: Notícias Agrícolas.