A Prefeitura de Campo Grande manterá o Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna aberto durante a noite desta sexta-feira (18) para acolher pessoas em situação de rua. A medida foi tomada após novo alerta da Defesa Civil sobre a queda brusca nas temperaturas, que podem atingir menos de 12ºC na madrugada deste sábado (19).
A estrutura funcionará das 18h às 6h, oferecendo abrigo emergencial, refeições e apoio social. O objetivo é atender principalmente quem recusa o acolhimento fixo nas unidades da Rede de Assistência Social, garantindo proteção durante o frio intenso.
Para dar continuidade ao atendimento, o Centro POP também abrirá no sábado (19) pela manhã. No local, as pessoas poderão tomar café, almoçar, realizar higiene pessoal, guardar pertences e acessar outros serviços essenciais.
Na noite anterior, o ponto acolheu 50 pessoas — dez chegaram por demanda espontânea e as demais foram encaminhadas pelo Centro POP. O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) fez 23 abordagens e encaminhou 12 pessoas aos espaços de acolhimento.
Desde o início do projeto Inverno Acolhedor, em 28 de maio, 728 pessoas já passaram pelo Ponto de Apoio. Mais de 980 marmitas foram distribuídas, entre doações da sociedade civil, igrejas e produção das merendeiras das unidades de acolhimento.
Mesmo após dias de calor nas últimas semanas, a Secretaria de Assistência Social (SAS) segue com ações de acolhimento e entrega de cobertores, respeitando sempre o direito à recusa garantido por lei. A população pode colaborar informando locais com pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 ou 99660-1469. Com informações: Grito MS.