Uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e o Hemosul Coordenador está promovendo durante toda esta semana uma campanha de incentivo à doação de sangue e ao cadastro de doadores de medula óssea em Campo Grande. A ação tem como objetivo sensibilizar servidores da saúde e a população sobre a importância desse gesto solidário, que pode salvar inúmeras vidas.
Regina Meirelles, servidora da Sesau há 22 anos, contou que venceu o medo de doar sangue após um episódio marcante. “Meu sobrinho sofreu um acidente e precisou de sangue. A família toda se mobilizou e, desde então, já fazem sete anos que eu doo pelo menos uma vez por ano”, relatou.
A campanha também alcançou outras pessoas como Luzinete Dias, de 44 anos, que destacou a importância da empatia. “Doar sangue é doar vida. Precisamos ter amor ao próximo, porque não sabemos quando será com alguém da nossa família”, afirmou.
Além dos funcionários da sede da Sesau, os servidores das unidades de saúde do município também foram convidados a participar da mobilização. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, reforçou o papel da rede pública no apoio a iniciativas como essa. “A saúde sempre será nossa prioridade, e é nossa responsabilidade garantir o cuidado, mesmo quando não sabemos a quem estamos ajudando”, disse.
A campanha também sensibiliza quem está fora do serviço público. Cleber Francisco, de 43 anos, aproveitou o próprio aniversário para doar. “Eu venho ao menos quatro vezes por ano. Muitas pessoas ainda não têm essa consciência. O Hemosul deveria estar cheio todos os dias”, afirmou o conferente.
Serviço:
O Hemosul Coordenador funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h.
Também é possível doar no Hemosul da Santa Casa, de segunda a sexta, das 7h às 11h, e no Hospital Regional, de segunda a sexta, das 7h às 12h. Com informações: Mais CG.