Campo Grande (MS) — Entre os dias 13 e 15 de agosto, especialistas e gestores da saúde em Mato Grosso do Sul se reúnem no 1º Simpósio “Dialogando a Primeira Infância em MS: Ações, Assistência e Proteção – Um Elo de Sucesso”. O evento, realizado no auditório da Receita Federal, visa fortalecer práticas que garantam um desenvolvimento saudável às crianças de 0 a 6 anos, período crucial para o crescimento cerebral e socioafetivo.
A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) está alinhada à meta do Plano Estadual de Saúde de reduzir em 15% a mortalidade infantil, qualificando a atenção integral pediátrica nos serviços públicos. Durante três dias, os profissionais da atenção primária receberão formação técnica e prática em temas como desenvolvimento neuropsicomotor, vínculos socioafetivos, e a estratégia AIDPI para prevenção das doenças infantis prevalentes. O simpósio também destaca a importância do aleitamento materno, simbolizado pelo ipê branco no Estado, e reforça os cuidados previstos nas leis que instituíram o Agosto da Primeira Infância e o Agosto Dourado.
Cristiana Schulz, gerente de Atenção à Saúde da Criança da SES, ressalta: “Investir na primeira infância é fundamental para reduzir a mortalidade e melhorar o futuro das crianças. Queremos capacitar os profissionais para que possam agir com rapidez e eficácia no cuidado diário.” Com informações: Agência de Notícias.