Nesta terça-feira (22), o planeta Terra registrará o dia mais curto de 2025 até o momento, devido a uma leve aceleração em sua rotação ao redor do próprio eixo. Enquanto normalmente o planeta leva 86.400 segundos para completar uma volta — o equivalente a 24 horas —, desta vez o giro será 1,34 milissegundo mais rápido, tornando o dia imperceptivelmente mais curto.
Para efeito de comparação, um piscar de olhos dura cerca de 300 milissegundos, muito maior que essa diferença. Esse fenômeno já havia ocorrido no início do mês, no dia 9 de julho, quando a Terra completou a rotação 1,30 milissegundo mais rápido. Cientistas afirmam que essas variações fazem parte das oscilações naturais da rotação terrestre e não causam impactos preocupantes.
Fernando Roig, diretor do Observatório Nacional, explicou que desde a formação do planeta, a Terra tem desacelerado sua rotação, mas esse processo não é linear, com pequenas acelerações ocasionais como a observada agora. A próxima aceleração semelhante está prevista para o dia 5 de agosto. Com informações: G1 MS.