A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) promove nesta terça-feira (22), às 18h, uma mobilização envolvendo cerca de 8 mil agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACEs), além de gestores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é discutir, por meio de uma live, a nova Diretriz Nacional para Atuação Integrada no Território.
A proposta é fortalecer a união entre vigilância em saúde e atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de ações articuladas, planejamento conjunto e valorização do trabalho dos agentes nos territórios onde atuam. A diretriz busca melhorar a qualidade de vida da população com base em estratégias preventivas e cuidados integrados.
“Essa diretriz reconhece e fortalece o papel dos nossos agentes na estrutura do SUS. A participação de todos neste momento é fundamental para que possamos alinhar estratégias, esclarecer dúvidas e construir, de forma colaborativa, um novo modelo de atuação mais eficiente”, afirmou Elisangela Hermes, referência técnica da Atenção Primária na SES.
A transmissão contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e será um espaço estratégico para esclarecimentos e troca de experiências sobre os avanços propostos pela nova diretriz. Com informações: Agência de Notícias.