| Hoje é Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025.

SES promove curso para ampliar participação dos homens no pré-natal e na paternidade responsável


Iniciativa visa capacitar 750 profissionais de saúde em MS, abordando masculinidades, autocuidado, equidade de gênero e combate à violência.
Profissionais de saúde durante capacitação promovida pela SES sobre masculinidades, paternidade e pré-natal do parceiro – Foto: SES/Divulgação. Por: Editorial | 24/07/2025 07:34

Com foco na saúde do homem, na equidade de gênero e no fortalecimento da atenção básica, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul iniciou a realização do curso “Introdução às Masculinidades, Paternidades e Pré-Natal do Parceiro”. A capacitação pretende sensibilizar profissionais e gestores de saúde sobre a importância da participação ativa dos homens na paternidade e no cuidado com a própria saúde.

A formação será oferecida entre os dias 4 de agosto e 24 de setembro, contemplando todas as regiões de saúde do estado. A expectativa é qualificar 750 profissionais, entre agentes comunitários, técnicos e profissionais de nível superior.

Segundo a gerente de Saúde do Homem da SES, Márcia Malacrida, o curso representa um passo estratégico para incorporar ações voltadas ao público masculino na Atenção Primária à Saúde (APS). “Queremos ampliar o diálogo sobre autocuidado, prevenção à violência e o papel do homem no acompanhamento do pré-natal, promovendo a equidade de gênero e problematizando os modelos tradicionais de masculinidade”, destacou.

Estudos apontam que os homens vivem, em média, 7,3 anos a menos que as mulheres no Brasil, sendo maioria nas estatísticas de mortes por causas evitáveis. Muitos ainda enfrentam barreiras sociais e culturais para buscar atendimento médico, o que agrava o cenário.

O curso será aplicado em diferentes datas e regiões, com distribuição proporcional de vagas por município. A macrorregião Centro, por exemplo, terá quatro vagas por cidade; no Cone Sul, seis; na Costa Leste, oito; e a região Pantanal contará com 40 vagas no total, distribuídas entre Corumbá, Ladário e Miranda.

A iniciativa da SES busca engajar o sistema de saúde na construção de políticas mais inclusivas e eficazes, promovendo um ambiente mais acolhedor e acessível para os homens dentro do SUS. Com informações: Agência de Notícias.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: