Em apenas dois anos, o Governo de Mato Grosso do Sul contratou 86% das obras necessárias para a duplicação total da BR-163, considerada atualmente a maior obra de infraestrutura rodoviária em execução no Brasil. A rodovia federal, com 845 km de extensão, cruza o Estado de norte a sul, conectando os municípios de Mundo Novo a Sonora.
Com investimento estimado em R$ 2 bilhões, a duplicação está sendo executada pela concessionária Way-163, com apoio técnico e institucional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo o Governo do Estado, atualmente há 16 frentes de trabalho ativas, distribuídas em sete lotes entre Rio Brilhante e Caarapó, além de outros nove trechos em execução nas regiões de Dourados e Juti.
Desde que o Estado assumiu o controle da concessão, os avanços foram acelerados por meio da quitação de passivos regulatórios e da adoção de medidas administrativas estratégicas. Já foram duplicados mais de 170 km entre Campo Grande e Dourados, com outros 32 km em fase final de obras. Juntos, esses trechos representam 24% da extensão total da rodovia em solo sul-mato-grossense.
Frentes de trabalho atuam na duplicação da BR-163 em Mato Grosso do Sul; obras avançam com máquinas pesadas e operários mobilizados para acelerar a entrega da maior obra viária do país. Foto: Divulgação.
“O apoio do Governo do Estado foi essencial para destravar entraves que impediam o andamento da obra. Hoje temos um avanço de 214% no cronograma, com expectativa de concluir os trechos contratados até o final de 2026”, afirmou Guilherme Seroy, presidente da Concessionária Nova Rota do Sul.
Além da duplicação, estão previstas a implantação de 40 km de terceiras faixas em áreas urbanas críticas da BR-163, como nos bairros União e Sanga, onde há registro elevado de acidentes. A proposta é ampliar a segurança e a fluidez do trânsito em pontos considerados estratégicos da logística regional.
Luciano Lourenço, representante da ANTT, reforça o papel ativo do Estado na condução da concessão pública. “A presença constante e a postura colaborativa do Governo de Mato Grosso do Sul têm sido fundamentais para o sucesso desse projeto”, pontuou.
Segundo o cronograma, mais dois contratos ainda serão licitados para a duplicação do trecho norte da BR-163, consolidando o objetivo de atingir 100% da extensão duplicada até 2026. Com informações: Folha Max.