Senadores democratas dos Estados Unidos enviaram uma carta ao ex-presidente Donald Trump condenando ameaças de restrições comerciais contra o Brasil. A medida, segundo os parlamentares, representa um “abuso de poder” e visa beneficiar aliados políticos norte-americanos em detrimento das relações bilaterais e da economia interna.
“Encerramos por expressar nossa grave preocupação com o abuso de poder presente em suas recentes ameaças sobre práticas comerciais com o Brasil”, diz o documento. Os senadores também ressaltam que o Brasil é um parceiro de comércio legal dos EUA e que uma retaliação econômica poderia comprometer relações diplomáticas e gerar prejuízos à cadeia global de fornecimento de alimentos.
A principal preocupação gira em torno das exportações de soja brasileira. De acordo com os parlamentares, os Estados Unidos importam anualmente cerca de 63,5 bilhões em soja do Brasil a preços competitivos. Um veto ao produto impactaria diretamente a indústria americana e colocaria em risco mais de 300 mil empregos, principalmente em regiões agrícolas do país.
Além do impacto econômico, o documento aponta que uma eventual “guerra comercial” com o Brasil agravaria o cenário de instabilidade já existente com outras nações, como a China, principal destino da soja brasileira.
Para os senadores, medidas desse tipo podem enfraquecer a imagem dos Estados Unidos como parceiro comercial confiável e comprometer os interesses estratégicos norte-americanos na América Latina. Com informações: Canal Rural.