| Hoje é Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025.

Oito cidades de MS estão entre os maiores PIBs agro do Brasil com melhor equilíbrio social


Estudo nacional aponta Ribas do Rio Pardo e Rio Brilhante entre os cinco municípios com melhor desempenho agropecuário aliado a saúde, educação e infraestrutura.
Ribas do Rio Pardo é destaque nacional no setor agroindustrial e ocupa o 3º lugar em equilíbrio entre riqueza no campo e qualidade de vida — Foto: Divulgação. Por: Editorial | 28/07/2025 07:20

Oito municípios de Mato Grosso do Sul estão entre os 50 maiores PIBs agropecuários do Brasil com melhor equilíbrio entre a geração de riqueza no campo e os indicadores sociais. A conclusão é do estudo “Agro & Condições de Vida”, realizado pela organização Agenda Pública.

O levantamento analisou seis dimensões principais: saúde, educação, infraestrutura, proteção social, gestão pública e desenvolvimento agropecuário. Nenhuma das cidades avaliadas atingiu o patamar de qualidade de vida “alta” — índice acima de 0,6 —, sendo a média nacional de 0,48.

Mesmo assim, Mato Grosso do Sul emplacou dois municípios entre os cinco primeiros colocados. Ribas do Rio Pardo, referência no setor de celulose, aparece em 3º lugar no ranking nacional, com índice de 0,54. Rio Brilhante vem logo em seguida, na 5ª posição, com o mesmo índice.

Três Lagoas (17º) e Costa Rica (18º) também se destacaram com índices acima da média. Já Maracaju (46º) e Dourados (47º) aparecem entre os últimos da lista, com pontuação de 0,47 e 0,46, respectivamente. Ponta Porã e Sidrolândia também integram o ranking, mas sem posições de destaque.

Segundo os autores do estudo, os dados indicam que a riqueza gerada pelo agronegócio pode, sim, ser transformada em qualidade de vida para a população, desde que haja investimento contínuo em políticas públicas eficazes e planejamento urbano. Com informações: MS Conecta.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: