O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20 definiu seus semifinalistas no último sábado (26), com as vitórias contundentes de Ivinhema e Grêmio Real garantindo as últimas vagas para a fase decisiva da competição. As equipes que já aguardavam na semifinal eram Naviraiense e Grêmio Santo Antônio.
No Grupo A, Ivinhema encerrou a fase de grupos com uma goleada por 7 a 0 sobre o União AC, em jogo realizado no Estádio Saraivão. Os gols foram marcados por Pedro Henrique, José Victor, Vanderlei, Caca, João Pedro e dois de Anildo. Com esse resultado, Naviraiense garantiu o primeiro lugar com 13 pontos, seguido por Ivinhema com 11 pontos, enquanto Campo Grande EC, eliminado, somou 10, e União AC não pontuou.
Já no Grupo B, a disputa pela segunda vaga na semifinal foi intensa até o último minuto. O São Gabriel venceu o Grêmio Santo Antônio por 2 a 1 no Estádio Municipal, mas o resultado não foi suficiente para avançar. Isso porque o Grêmio Real bateu o Coxim de virada por 2 a 1 no Estádio Olho do Furacão, com dois gols de Beluga que garantiram a classificação. Grêmio Real fechou a fase com 10 pontos e São Gabriel com 9. Grêmio Santo Antônio e Grêmio Real vão se enfrentar no próximo dia 30 para definir a liderança do grupo.
O Campeonato também vale vagas para competições nacionais. As equipes Jacaré da Conesul (Naviraiense) e Azulão do Vale (Ivinhema), que disputam competições profissionais, devem representar Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Juniores 2026. O campeão estadual, por sua vez, garantirá vaga na Copa do Brasil Sub-20, competição na qual também brigam Grêmio Real e Grêmio Santo Antônio.
Marcos Tavares, diretor de Competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), destaca: “Temos direito a uma vaga para a Copa São Paulo, que concedemos ao campeão ou ao melhor classificado que cumpra as exigências da Federação Paulista. A segunda vaga é uma cortesia da Federação Paulista de Futebol, que normalmente destinamos ao vice-campeão”.
A semifinal promete grandes emoções, com o futuro das equipes em competições nacionais em jogo. Com informações: FFMS.