O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, divulgou nesta semana novo relatório sobre as condições climáticas e o avanço da colheita das principais culturas do estado. Segundo o boletim, a colheita da segunda safra de milho atingiu 64% da área plantada, um avanço significativo em relação à semana anterior, quando o índice era de 53%.
As áreas ainda não colhidas estão em fase de maturação (89%) e frutificação (11%). De acordo com a avaliação técnica do Deral, 60% das lavouras estão em boas condições, 23% em situação mediana e 17% apresentam condições ruins.
O ritmo da colheita tem sido forte em quase todas as regiões do estado, com municípios relatando mais de 70% das lavouras já colhidas. O tempo seco predominante durante a maior parte de julho favoreceu a qualidade dos grãos e resultou em produtividades superiores às esperadas, inclusive em áreas afetadas por geadas no início do ciclo.
Nos últimos dias, chuvas pontuais interromperam os trabalhos em campo, mas também ajudaram a preservar a qualidade das lavouras remanescentes. Em algumas regiões, no entanto, ventos fortes causaram acamamento — quando as plantas tombam —, o que pode comprometer parte da produtividade.
O boletim reforça a importância das boas condições climáticas para a manutenção do ritmo da colheita e o escoamento da produção. Com informações: Notícias Agrícolas.