| Hoje é Quinta-feira, 31 de Julho de 2025.

CNH pode ficar até 80% mais barata com novo projeto do governo


Ministério dos Transportes estuda fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas; proposta visa ampliar acesso à habilitação e reduzir desigualdades.
Projeto quer tornar mais acessível a emissão da CNH para motocicletas e carros, especialmente para jovens e trabalhadores de baixa renda. Foto: Imagem Ilustrativa. Por: Editorial | 29/07/2025 15:56

O preço da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá sofrer uma redução de até 80% para as categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio). O Ministério dos Transportes está avaliando um projeto que propõe o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, medida que pode tornar o processo mais acessível para milhões de brasileiros.

Atualmente, o custo médio para obtenção da CNH gira em torno de R$ 3.200. Segundo o ministro Renan Filho, esse valor representa um obstáculo para grande parte da população. Dados do próprio ministério apontam que 54% dos brasileiros não dirigem ou conduzem veículos sem habilitação — entre os motociclistas, 45% estão nessa condição; já entre os motoristas de carro, o índice é de 39%.

Pelo novo modelo, as autoescolas poderão continuar ofertando as aulas, mas elas deixarão de ser obrigatórias. O que permanece indispensável é a aprovação nas provas teórica e prática aplicadas pelos Detrans.

Além de facilitar o acesso à habilitação, o projeto também pretende promover a inclusão social e a qualificação para o mercado de trabalho, principalmente entre jovens em busca do primeiro emprego. O ministro citou ainda desigualdades de gênero na obtenção da CNH: “Em muitas famílias, quando só é possível pagar uma habilitação, a prioridade é dada ao homem, deixando a mulher excluída”.

A proposta ainda precisa ser aprovada pela Casa Civil da Presidência da República. Se avançar, será regulamentada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Medidas semelhantes já existem em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, Paraguai e Uruguai. Com informações: R7 Notícias.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: