A região do Matopiba que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia ganhou, nesta sexta-feira (1º), uma nova usina de etanol. A Inpasa, uma das maiores fabricantes de biocombustíveis da América Latina, inaugurou sua mais nova unidade industrial na cidade de Balsas, no sul do Maranhão.
Com investimento de R$ 2,5 bilhões, a planta é voltada à produção de etanol a partir do milho e do sorgo. A capacidade instalada permite o processamento de até 2 milhões de toneladas desses grãos por ano, resultando na produção estimada de 925 milhões de litros de etanol. Além disso, a unidade produzirá 490 mil toneladas de DDGS subproduto destinado à indústria de nutrição animal e 47 mil toneladas de óleo vegetal.
Durante a fase de construção, cerca de 3 mil empregos foram gerados. A escolha de Balsas levou em conta a localização estratégica, já que a cidade está situada em uma das principais regiões produtoras de milho do Nordeste. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Maranhão deve colher 2,9 milhões de toneladas de milho nesta safra, consolidando-se como o maior produtor da região e destaque no Matopiba.
A nova usina também se beneficia de incentivos fiscais estaduais e marca um passo importante para o avanço do etanol como alternativa energética sustentável no país. Com informações: Agro Estadão.