Duas mulheres e suas filhas pequenas, de 2 e 3 anos, viveram momentos de pânico na manhã de segunda-feira (28), no município de Iguaracy, no Sertão de Pernambuco. Enquanto aguardavam o transporte escolar em frente a uma residência, elas foram surpreendidas por um cachorro da raça pitbull que saiu de um terreno baldio e atravessou a rua em direção ao grupo.
Câmeras de segurança registraram o ataque. Nas imagens, é possível ver o momento em que o animal se aproxima e uma das mulheres tenta afastá-lo. O pitbull reage com mordidas e derruba uma das vítimas. Pessoas que passavam pelo local intervieram rapidamente, conseguiram conter o cão e impedir que a situação tivesse consequências mais graves.
Uma das mulheres, que caiu durante o ataque, sofreu ferimentos leves na perna e foi levada ao hospital. As crianças tiveram apenas escoriações e seguiram para a escola após o susto.
Segundo Bruno Lopes, marido de uma das vítimas, o cachorro foi recolhido pela prefeitura e está sendo mantido sob observação. “Fizeram exames e estão monitorando por conta da possibilidade de raiva. Fizemos o boletim de ocorrência. A cidade é pequena, então é provável que o dono do animal seja conhecido. Felizmente o prejuízo não foi maior, só a minha cunhada que ficou ferida na perna”, afirmou.
Pernambuco possui uma legislação específica para a posse e circulação de cães de raças consideradas agressivas, como pitbull, rottweiler e dobermann. A lei exige que, em espaços públicos, os animais utilizem focinheira, guia curta e coleira de controle. O descumprimento pode gerar multas de até R$ 10 mil, além de responsabilização civil e criminal. Em caso de reincidência, a penalidade é dobrada.
Até o momento, o responsável pelo pitbull ainda não foi identificado. Com informações: JD1TV.