A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) iniciou, nesta semana, a aplicação da vacina contra a variante JN.1 da covid-19 em pessoas com imunossupressão — grupo com maior vulnerabilidade a infecções. O imunizante está disponível em 240 salas de vacinação espalhadas por todo o município.
Além desse grupo, a nova remessa de doses permite a ampliação da cobertura para outras faixas prioritárias, de forma escalonada, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Crianças de até 5 anos também já estão recebendo o imunizante.
O município já concluiu a vacinação de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e de pessoas com 60 anos ou mais nas unidades básicas de saúde. A Secretaria reforça que o avanço da vacinação depende da continuidade do envio de doses por parte do governo federal.
A SMS também alerta para a importância da imunização contra a influenza. A vacina contra a gripe está disponível para toda a população com mais de seis meses de idade nas unidades de saúde da capital fluminense. Com informações: Agência Brasil.