A chegada de uma frente fria promete derrubar as temperaturas em Mato Grosso do Sul a partir desta sexta-feira (8), com previsão de frio intenso e possibilidade de geada em diversas regiões do Estado. O alerta foi emitido pela Defesa Civil diante das condições climáticas severas previstas para os próximos dias.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o avanço da frente fria, aliado ao deslocamento de cavados atmosféricos, aumentará a nebulosidade e poderá provocar chuvas pontuais, especialmente no norte do Estado. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar entre 12°C e 20°C nesta sexta-feira.
Os ventos, vindos do sul, devem atingir velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de rajadas ainda mais intensas. No sábado (9), as temperaturas caem ainda mais e podem chegar a 0°C em algumas cidades, principalmente nas regiões sul e Cone Sul. A previsão para a Capital é de mínima de 5°C e máxima de 22°C.
Para o interior, a previsão aponta mínimas de 3°C em Dourados, 6°C no Pantanal e 5°C nas regiões do bolsão e norte. Com isso, há risco de geadas em áreas mais frias do Estado, como o sul e o Cone Sul.
A frente fria deve se manter sobre Mato Grosso do Sul até pelo menos a próxima segunda-feira (11), e a tendência é de pouca chuva, com maiores volumes – até 30 milímetros – previstos para o sudeste do Estado.
Acolhimento reforçado
Em razão das baixas temperaturas, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, irá reabrir a partir desta sexta-feira o Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna para acolher pessoas em situação de rua durante o período noturno.
Além disso, o Centro POP funcionará excepcionalmente no sábado e domingo para garantir refeições e atendimentos socioassistenciais. A ação faz parte do projeto Inverno Acolhedor, ativado sempre que a previsão aponta mínima igual ou inferior a 12°C, conforme protocolo estabelecido em articulação com a Defesa Civil Municipal. Com informações: Correio do Estado.