Os preços da carne de frango registram alta neste início de agosto, impulsionados pelo aumento da demanda no mercado interno. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), fatores sazonais como o pagamento dos salários, o fim das férias escolares e a proximidade do Dia dos Pais têm elevado significativamente a procura pela proteína, refletindo diretamente nos valores praticados.
O movimento de valorização acompanha um momento de recuperação também nas exportações. Após dois meses consecutivos de queda, o volume embarcado pelo Brasil voltou a crescer em julho. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), analisados pelo Cepea, foram exportadas 399,6 mil toneladas de carne de frango no mês passado, considerando produtos in natura e industrializados — uma alta de 16,3% em relação a junho.
Apesar da reação positiva, o volume ainda é 13,8% inferior ao registrado em julho do ano passado. Mesmo assim, os pesquisadores destacam que este foi o melhor desempenho desde a confirmação de um caso de Influenza Aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, em maio.
O cenário indica otimismo para o setor, que acompanha de perto os desdobramentos sanitários e a dinâmica de consumo interna e externa para os próximos meses. Com informações: Notícia Agrícola.