Os casos de covid-19 voltaram a crescer no Ceará e no Rio de Janeiro, conforme aponta o boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (7) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A entidade também destacou a persistência de níveis elevados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por vírus sincicial respiratório (VSR) entre crianças em grande parte do país.
O estudo ainda mostra aumento das internações por rinovírus entre crianças e adolescentes na Bahia. Em contrapartida, os casos de SRAG relacionados à Influenza entre idosos e ao VSR em crianças com até dois anos seguem em tendência de queda.
A pesquisadora Tatiana Portela, da equipe do InfoGripe, reforçou a necessidade de manter a vacinação contra a covid-19 em dia, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. “Como em alguns estados os casos de SRAG por Influenza A continuam altos, também é importante estar em dia com a vacina contra a gripe”, orienta.
Entre as amostras analisadas nas últimas quatro semanas, 44,7% foram positivas para VSR, 34,6% para rinovírus, 13,9% para Influenza A e 5,6% para Sars-CoV-2 (covid-19). Já entre os óbitos, 51,6% tinham Influenza A, 18,4% VSR, 18% rinovírus e 8,1% covid-19.
Em todo o país, foram notificados 150.615 casos de SRAG em 2025, sendo que mais da metade (53,5%) foram confirmados para algum vírus respiratório. As tendências gerais apontam queda no número de casos nas últimas semanas, mas o cenário regional ainda requer atenção, sobretudo nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Sul.
A Fiocruz reforça a necessidade de vigilância epidemiológica constante e a adesão às campanhas de vacinação, como forma eficaz de conter os impactos das doenças respiratórias. Com informações: Agência Brasil.