Na quinta-feira (7), a Polícia Federal realizou a apreensão de uma carreta carregada com mais de R$ 1 milhão em essências de narguilé contrabandeadas em Dourados, Mato Grosso do Sul. O veículo, um cavalo-trator com semirreboque do tipo baú, foi interceptado durante ação policial, conduzido por um homem que apresentou documento de identidade falso.
Na sexta-feira (8), em continuidade às investigações, a PF, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, cumpriu mandado de busca e apreensão em um galpão utilizado pelo grupo investigado. No local, foi encontrado outro veículo adaptado para transporte de ilícitos, diversas placas de veículos vinculadas aos suspeitos, além de adesivos semelhantes aos utilizados em embalagens legais, indicando tentativa de simular a regularidade dos produtos. Materiais relacionados ao esquema também foram apreendidos.
O inquérito apura uma associação criminosa responsável por trazer mercadorias do Paraguai para Mato Grosso do Sul, armazená-las e posteriormente enviá-las para os estados de São Paulo e Paraná. Em junho deste ano, outra carreta ligada ao grupo já havia sido apreendida com mais de R$ 2 milhões em essências de narguilé.
O condutor da carreta apreendida foi preso em flagrante e poderá responder pelos crimes de contrabando e uso de documento falso. Com informações: PFMS.