Manter a autonomia é essencial para o bem-estar em qualquer fase da vida. Para muitas pessoas idosas, permanecer ativo significa cuidar da saúde física e mental, além de garantir liberdade no cotidiano. Esse exemplo é dado por Júlia Moreto Gomes, de São Pedro do Paraná.
Aos 80 anos, ela renovou sua carteira de motorista sem dificuldades, mostrando que a idade não impede de continuar dirigindo. “Tirei a carteira em 1980, escondida do meu pai. Para fazer os testes práticos, usei o carro de uma amiga. Eu era professora e precisava me deslocar para o trabalho, então, mesmo com a resistência do meu pai, não abri mão de buscar essa independência ao volante”, contou ao Portal da Cidade Loanda.
Júlia mudou-se para São Pedro do Paraná aos 13 anos e, aos 17, começou sua trajetória na educação. Formada em Pedagogia, também atuou como vereadora no município. Hoje, dedica-se à família e compartilha sua história como inspiração para quem deseja alcançar seus objetivos.
Ela reforçou que tirar a habilitação há mais de 40 anos foi uma das melhores decisões de sua vida e destacou que as mulheres devem ter coragem para conquistar tudo o que desejam, lembrando que merecem cada oportunidade.