| Hoje é Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025.

Agosto Verde reforça a importância da prevenção à saúde mental em MS


Lei estadual promove ações de conscientização sobre depressão, ansiedade e esgotamento, destacando o papel de redes de apoio, campanhas educativas e hábitos de vida saudáveis.
Campanha Agosto Verde alerta para a importância da prevenção à depressão, ansiedade e esgotamento, promovendo conscientização e acolhimento em toda a comunidade. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 13/08/2025 15:27

Sentimentos como melancolia, tristeza, ansiedade, esgotamento e depressão sempre fizeram parte da experiência humana. Para combatê-los e preveni-los, Mato Grosso do Sul celebra o “Agosto Verde”, instituído pela Lei 5.088/2017, que dedica o mês a ações preventivas voltadas à integridade emocional das pessoas. A lei é de autoria dos deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Pedro Kemp (PT), junto aos então deputados Paulo Siufi, George Takimoto e Antonieta Amorim.

Paulo Corrêa reforça que atenção e acolhimento são essenciais. “Vivemos tempos desafiadores, e muitos enfrentam batalhas silenciosas. Precisamos de redes de apoio, ambientes acolhedores e políticas públicas eficazes, mas também de empatia no dia a dia. Que saibamos reconhecer os sinais, estender a mão e construir uma sociedade mais humana”, destacou.

Para Pedro Kemp, psicólogo de formação, o Agosto Verde é uma oportunidade de debate e prevenção. “A saúde mental impacta diretamente a qualidade de vida, o rendimento no trabalho, o convívio social e a saúde física. O isolamento crescente, especialmente entre jovens, e a ausência de políticas públicas eficazes agravam o problema. Precisamos intensificar ações preventivas dentro das escolas e em toda a comunidade”, explicou.

O psiquiatra Dr. Jony Afonso Gonçalves Domingues aponta a importância da atuação profissional e da psicoeducação. “Além do diagnóstico e tratamento medicamentoso, o psiquiatra orienta sobre psicoterapia e hábitos de vida saudáveis, como sono, alimentação, atividade física e gerenciamento do estresse. A intervenção no estilo de vida pode aumentar a expectativa de vida em até nove anos e reduzir o risco de doenças físicas e mentais”, afirmou.

O Agosto Verde reforça que o cuidado com a saúde mental deve ser contínuo, com atenção aos sinais, suporte comunitário e conhecimento como ferramentas de prevenção e tratamento. Com informações: ALEMS.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: