Nesta semana, o 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Naviraí atendeu uma ocorrência de queimada em um terreno baldio localizado no cruzamento da Rua Cuiabá com a Avenida Glória de Dourados. A corporação foi acionada pelo telefone 193 após moradores perceberem a fumaça e o risco de propagação do fogo para áreas próximas.
O GBM reforça o alerta à população sobre os perigos das queimadas nesta época do ano. Com o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar, os focos de incêndio se espalham com facilidade, colocando em risco a saúde da comunidade, além de causar danos ambientais.
Foco de queimada em terreno baldio na Rua Cuiabá com a Avenida Glória de Dourados, em Naviraí, controlado pelo 10º GBM. A corporação reforça o alerta sobre os riscos de incêndios nesta época de seca. Foto: 10º GBM/Naviraí.
Segundo os bombeiros, um dos principais problemas está relacionado às queimadas em terrenos baldios. Além da fumaça prejudicar pessoas com doenças respiratórias, o fogo pode atingir residências próximas, provocar acidentes de trânsito pela redução da visibilidade e até comprometer a rede elétrica.
O 10º GBM orienta que a população evite atear fogo em qualquer tipo de material e faça a limpeza dos terrenos baldios de forma adequada, utilizando meios como roçada ou coleta de entulhos. Denúncias de queimadas podem ser feitas diretamente ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Com a intensificação do período de estiagem, a corporação reforça a necessidade da colaboração da comunidade para prevenir ocorrências e preservar a segurança de todos.