As reformas nas escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul estão mudando a rotina de alunos, professores e servidores. Desde janeiro de 2023, 163 obras foram concluídas, o que equivale a uma escola reformada entregue a cada seis dias. O ritmo acelerado é resultado de um planejamento que combina agilidade e atenção às necessidades de cada comunidade escolar, sob a gestão do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
De acordo com Tácia Carolina Prado Ronda, coordenadora de Infraestrutura, Fiscalização e Gestão de Obras Públicas da SED, cada reforma começa com um levantamento técnico das demandas estruturais e funcionais do prédio, avaliando segurança, acessibilidade e atendimento às exigências pedagógicas do MEC. “Definimos junto com a direção escolar o escopo da reforma e a necessidade de eventuais ampliações”, explica.
O impacto das melhorias já é sentido no dia a dia escolar. Para Domingos da Luz Nogueira, diretor da Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira, a reforma trouxe mais ânimo à comunidade. “Os estudantes chegam mais motivados, participam mais das atividades e demonstram orgulho do espaço que têm”, afirma.
Segundo Hélio Daher, cada obra concluída representa mais conforto, segurança e incentivo à aprendizagem. “Investir na infraestrutura é investir diretamente no futuro de Mato Grosso do Sul”, ressalta. Com informações: Agência de Notícias/SED.