O promotor do Ministério Público Estadual, Guilermo Timm Rocha, emitiu recomendação proibindo o prefeito de Bela Vista, Guilherme Boccia (PP), e a Câmara Municipal de utilizarem imagens de alunos em campanhas e propagandas.
A medida foi motivada por requerimentos de matrícula do município que solicitam aos pais ou responsáveis autorização para que a unidade escolar utilize imagens das crianças “em fotografias e filmagens relacionadas às atividades pedagógicas”, com finalidade de “promoção, divulgação e exposição, sem finalidade comercial e em caráter gratuito”.
Segundo o promotor, a divulgação de imagens ou nomes de crianças e adolescentes, bem como das escolas frequentadas, pode representar perigo à integridade física dos alunos, devido ao amplo acesso por terceiros.
A recomendação orienta que qualquer divulgação audiovisual de estudantes pelo Executivo Municipal ou pela Câmara de Vereadores só ocorra mediante autorização dos pais ou responsáveis, sempre respeitando o melhor interesse da criança ou adolescente. Caso haja divulgação indevida, o material deverá ser removido imediatamente.
A promotoria alerta que o descumprimento da recomendação poderá resultar em medidas judiciais e extrajudiciais, além da responsabilização civil, administrativa e criminal dos agentes envolvidos. Com informações: MP - MS.