| Hoje é Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025.

Haddad alerta para impasse com EUA sobre tarifa de exportação


Ministro da Fazenda afirma que exigência americana de intervenção no Judiciário brasileiro torna negociações impossíveis e aponta queda no comércio bilateral.
Fernando Haddad durante coletiva, ressaltando o impasse com os Estados Unidos sobre tarifas às exportações brasileiras. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 18/08/2025 15:16

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta segunda-feira (18) que o Brasil mantém esforços para dialogar com os Estados Unidos a fim de reduzir a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, mas destacou que as negociações enfrentam um impasse. Segundo ele, os EUA exigem uma solução “constitucionalmente impossível”, que implicaria intervenção do Executivo em decisões do Judiciário brasileiro.

Haddad destacou ainda que há uma dificuldade de compreensão por parte americana sobre o funcionamento das instituições brasileiras. “Hoje nós temos documentos oficiais demonstrando que a negociação só não ocorre porque os Estados Unidos está tentando impor ao Brasil uma solução constitucionalmente impossível, que é Executivo se imiscuir em assuntos de outro poder, que é o Poder Judiciário. Nós não temos uma situação constitucional que nos permita, política e juridicamente, atuar no caso. Então, gerou-se um impasse que é pedir o que não pode ser entregue”, afirmou.

O ministro ressaltou a retração do comércio bilateral. “Nós tínhamos exportações da ordem de 25% com os Estados Unidos, hoje elas significam 12% e, pelo andar dos acontecimentos, acredito que o comércio bilateral, infelizmente, vai cair ainda mais”, disse. Com informações: Agência Brasil.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: