| Hoje é Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025.

China exibe nova geração de mísseis nucleares em desfile militar


Armamentos com alcance de até 20 mil km e capacidade de lançamento por terra, ar e mar foram apresentados em Pequim como demonstração de força internacional.
Míssil balístico intercontinental de submarino JL-3 é exibido durante desfile militar em Pequim, na China, em 3 de setembro de 2025. — Foto: REUTERS/Go Nakamura. Por: Editorial | 03/09/2025 10:22

A China revelou nesta terça-feira (3) novos mísseis balísticos intercontinentais com capacidade de carregar ogivas nucleares durante desfile militar na Praça Tiananmen, em Pequim. A exibição integra as comemorações pelos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e é vista como demonstração de poder estratégico diante do Ocidente.

Entre os armamentos apresentados estão o DF-5C, com alcance de 20 mil km e múltiplas ogivas independentes, e o DF-61, míssil móvel de longo alcance. A tríade nuclear chinesa completa, que inclui mísseis lançados por submarinos (JL-3) e pelo ar (JL-1), reforça a estratégia de defesa do país, segundo a agência Xinhua.

Além dos mísseis nucleares, o desfile mostrou sistemas avançados, como mísseis antinavio hipersônicos, drones subaquáticos de grande porte e defesa antimísseis, incluindo o HQ-29, capaz de interceptar satélites e mísseis a até 500 km, e um potente laser antiaéreo.

Mísseis balísticos intercontinentais DF-61 com capacidade de carregar ogivas nucleares em desfile militar em Pequim, na China, em 3 de setembro de 2025. — Foto: REUTERS/Tingshu Wang. 

Segundo o Instituto Internacional de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (SIPRI), a China possui cerca de 600 ogivas nucleares, podendo chegar a 1.500 até 2035, ainda distante dos estoques dos EUA e Rússia, com mais de cinco mil cada.

O desfile marcou uma rara demonstração pública do crescente poder militar chinês e de sua capacidade de projetar força global em um contexto de tensões internacionais.

Mísseis são veículos ou projéteis autopropelidos projetados para transportar uma carga explosiva ou especializada até um alvo específico. Eles podem ser guiados ou não, e existem diversos tipos, como mísseis balísticos, lançados em trajetórias pré-determinadas, e mísseis de cruzeiro, que voam próximos ao solo e podem alterar a rota durante o voo. Alguns mísseis são capazes de transportar ogivas convencionais, nucleares ou químicas, e podem ser lançados do solo, do mar ou do ar, dependendo do seu projeto e objetivo militar. Com informações: G1.

 




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: