A partir desta terça-feira (2), Naviraí passa a dispor do número emergencial 199, canal nacional da Defesa Civil, que permite à população solicitar auxílio de forma rápida e gratuita em situações de risco. Com a novidade, a cidade torna-se uma das apenas quatro de Mato Grosso do Sul a oferecer o serviço.
O atendimento pelo 199 deve ser acionado em casos como enchentes, alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores, muros ou postes, acidentes ambientais, rompimento de barragens, contaminações, risco iminente de desabamentos ou na organização de abrigos temporários em calamidades públicas.
A Prefeitura reforça que o número 199 não substitui outros canais de emergência já existentes, como 192 (SAMU), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar). O foco da Defesa Civil é a prevenção, o monitoramento e a resposta a desastres, acionando órgãos competentes conforme a gravidade da ocorrência.
Criada em 2013 pela Lei nº 1.717, a Defesa Civil de Naviraí teve sua estrutura fortalecida em setembro de 2023 com a criação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil, ampliando a capacidade de atuação do município.
Com a implantação do número emergencial, Naviraí reforça o compromisso com a segurança da população e amplia os canais de atendimento para garantir agilidade e eficiência nas ações de proteção civil.