Uma cena rara e impressionante foi registrada na última sexta-feira (29) no Parque Nacional do Iguaçu. Às margens do Rio Iguaçu, próximo às famosas Cataratas, a onça-pintada Kunumi foi flagrada descansando sobre as pedras e aproveitando o sol.
O registro foi feito por Carlos Vinícius Rodrigues, analista ambiental, e Felipe Araújo de Lima, durante visita técnica ao parque. “Não acreditamos na sorte de presenciar um momento tão único da natureza”, relataram.
Kunumi é monitorada pelo Projeto Onças do Iguaçu, utilizando um colar de rastreamento que acompanha seus deslocamentos e hábitos, ferramenta essencial para a preservação da espécie, considerada ameaçada de extinção.
Especialistas destacam que encontros como este comprovam a importância do Parque Nacional do Iguaçu como refúgio seguro para a fauna da Mata Atlântica, oferecendo condições ideais para a sobrevivência das onças-pintadas. Após o descanso, Kunumi seguiu tranquila pelo seu território, como se consciente da presença humana que a observava. Com informações: Portal da cidade de Loanda.