| Hoje é Terça-feira, 14 de Outubro de 2025.

Casos de síndrome respiratória aguda grave crescem em dez estados do país


Boletim da Fiocruz aponta avanço da SRAG nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, com destaque para Covid-19 e rinovírus.
Aumento de casos de SRAG preocupa autoridades de saúde em diversas regiões do país. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 11/09/2025 13:02

A Fiocruz divulgou nesta quinta-feira (10) um boletim do Boletim InfoGripe que mostra aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em dez estados, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Segundo a instituição, o crescimento tem sido impulsionado principalmente pelo rinovírus — que afeta crianças e adolescentes — e pela COVID-19, que atinge adultos e idosos. A região Sul é a única sem tendência de crescimento.

Nas últimas quatro semanas, os casos positivos de SRAG foram compostos por 48,9% de rinovírus; 20,8% de Vírus Sincicial Respiratório (VSR); 15,5% de COVID-19; 8,3% de Influenza A e 1,8% de Influenza B.

A pesquisadora Tatiana Portella, responsável pelo levantamento, reforçou a necessidade de medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais fechados e a vacinação atualizada contra Covid-19 e influenza. “Pessoas imunocomprometidas e idosos precisam tomar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 a cada seis meses para se manterem protegidos contra os casos graves e óbitos”, alertou.

Segundo a Fiocruz, a Covid-19 está ligada ao aumento de SRAG em estados como Pará, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além de um leve crescimento de notificações em outros estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Com informações: Agência Brasil.




Diário do Interior MS
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 30.035.215/0001-09
E-MAIL: diariodointeriorms1@gmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: