Um paciente em surto psicótico provocou destruição na UPA de Dourados, na manhã desta terça-feira (16). De acordo com a Guarda Municipal de Dourados, o homem, identificado como Deyvid, quebrou equipamentos, espalhou documentos e furtou uma cadeira de rodas da unidade de saúde. Na fuga, ele arremessou o objeto contra uma ciclista de 47 anos, que seguia para o trabalho pela BR-163, causando sua queda no canteiro central da rodovia.
Imobilizado por moradores que presenciaram a agressão, Deyvid foi entregue aos guardas e levado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), onde foi autuado em flagrante por furto, lesão corporal e dano qualificado. A ciclista teve ferimentos no joelho e foi socorrida de volta à UPA.
Vídeos feitos por funcionários mostram o homem andando pelos corredores e destruindo móveis, macas, prontuários, computadores e impressoras. Segundo a Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), ele havia dado entrada na unidade durante a madrugada, encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em crise comportamental, e já possuía histórico de surto psicótico. Após ser medicado, ele fugiu do local e retornou minutos depois, passando a quebrar equipamentos.
A Funsaud afirmou que avalia os danos e tomará providências quanto à recuperação dos equipamentos e à responsabilização do autor. O vereador Ademar Cabral (Partido Social Democrático), que atua como inspetor da Guarda Municipal, reforçou a necessidade de segurança permanente nas unidades de saúde. Segundo ele, agressões a profissionais e outros episódios de violência já foram registrados na UPA de Dourados. Com informações: CAMPO GRANDE NEWS.