A Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recebeu, nesta terça-feira (17), o selo internacional FAST-Infra, que atesta o cumprimento de padrões globais de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG). A conquista coloca o projeto entre os mais inovadores do mundo e amplia sua visibilidade para investidores estrangeiros.
Durante a cerimônia, o governador Eduardo Riedel destacou que o reconhecimento fortalece a gestão pública e representa um avanço significativo na entrega de serviços de saúde à população. “Este é um projeto ambicioso e desafiador, alinhado aos pilares do nosso Governo e que reforça nosso compromisso com a qualidade e a sustentabilidade”, afirmou.
Criado em 2020 pela Global Infrastructure Basel Foundation, o selo FAST-Infra busca facilitar o acesso de projetos sustentáveis a financiamentos internacionais. A PPP do Hospital Regional é o primeiro projeto de saúde no Brasil e o segundo hospital no mundo a conquistar a certificação — ao lado do International Children's Cancer Research Centre, em Gana.
O projeto, idealizado pelo Escritório de Parcerias Estratégicas, prevê reformas, construção de novos blocos, modernização tecnológica, automação, uso de energia fotovoltaica e robotização de processos hospitalares, garantindo melhorias no atendimento e na eficiência. A secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, ressaltou que o selo abre portas para novos investimentos e emissões de debêntures de infraestrutura.
Também participaram da entrega o secretário de Saúde, Maurício Simões, que ressaltou a importância da gestão sustentável na saúde, e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que apoiou tecnicamente o projeto. Com informações: Agência de Notícias.