Em Mato Grosso do Sul, reconhecer e valorizar talentos precoces tornou-se uma prioridade para a construção de uma sociedade inovadora. O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (Ceam/AHS), iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SED), é pioneiro nesse trabalho, oferecendo acompanhamento especializado a estudantes com altas habilidades ou superdotação.
O Ceam/AHS nasceu a partir da reorganização do antigo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação e se dedica a identificar, avaliar e oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE) a alunos com potencial elevado. O ingresso no centro ocorre por indicação de professores, coordenadores ou gestores das redes estadual, municipal e privada, que observam comportamentos e habilidades diferenciadas.
Após avaliação multidisciplinar — que inclui entrevistas, testes, observações e análise do histórico escolar —, o estudante passa a participar de encontros semanais com atividades voltadas ao desenvolvimento integral. As oficinas abordam áreas acadêmicas, artísticas e criativas, orientação vocacional e suporte psicológico, promovendo não apenas aprendizado técnico, mas também crescimento social e emocional.
João Lucas Spindola Ferreira, 17 anos, descobriu seu talento musical ao ser diagnosticado com altas habilidades em matemática. “O Ceam nos dá base e estímulo para descobrir talentos que nem sabíamos que tínhamos”, afirma. Para a pequena Miah Yassumoto Palácios, de 10 anos, o centro se tornou um espaço de aprendizado e diversão: “Adoro química, música e artes, mas ganho mais medalhas na matemática, minha área de superdotação. Eu queria estudar só aqui.”
Desde sua inauguração, em 24 de julho de 2017, o Ceam/AHS já acompanhou dezenas de estudantes que hoje se destacam em olimpíadas do conhecimento, feiras de ciência e tecnologia e atividades culturais, refletindo o compromisso da SED/MS com uma educação inclusiva e equitativa. Com informações: Comunicação SED.