A primavera de 2025 começa oficialmente na próxima segunda-feira (22), às 15h19 (horário de Brasília), e deve chegar acompanhada de mudanças climáticas intensas em várias regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma forte frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul ainda no fim de semana, trazendo temporais e rajadas de vento que se estenderão pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até partes da Amazônia.
O Inmet alerta que, após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio e seco provocará queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geadas no Sul e friagem na Região Norte. As chuvas mais intensas estão previstas para os dias que antecedem a nova estação e para o início da semana, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Há risco de descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo.
Além da instabilidade atmosférica, a influência do fenômeno La Niña pode afetar o regime de chuvas durante a primavera. Segundo a meteorologista Danielle Ferreira, do Inmet, anos de La Niña tendem a apresentar menos precipitação na Região Sul, ao mesmo tempo em que podem aumentar as chuvas no Sudeste e até em parte do litoral do Nordeste. O fenômeno se caracteriza pelo resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial e tem impacto global sobre o clima.
Apesar da previsão de instabilidade e frio nos primeiros dias, a primavera é conhecida como a estação das flores, quando o aumento gradual da temperatura e da umidade favorece o florescimento de diversas espécies e transforma as paisagens com cores e vida renovadas. Com informações: agênciaBrasil.