Todo dia 20 de setembro, o Rio Grande do Sul comemora sua Data Magna, também conhecida como Dia do Gaúcho, feriado estadual que remete ao início da Revolução Farroupilha, em 1835. O movimento, que durou aproximadamente dez anos, foi um dos mais significativos na luta pela autonomia e liberdade no período imperial brasileiro.
O feriado foi oficializado pelo Decreto nº 36.180, de 1995, e reforçado pela Lei nº 2.072, de 1953, como reconhecimento da importância histórica e cultural da data. Durante a Semana Farroupilha, que antecede o feriado, desfiles, acampamentos, apresentações musicais e danças típicas movimentam a população, fortalecendo a identidade gaúcha. O Hino Rio-Grandense, símbolo oficial do estado, exalta o 20 de setembro como “precursor da liberdade”.
A influência gaúcha também se faz presente no Mato Grosso do Sul. Migrantes iniciaram seu povoamento na região sul do estado ainda no século 18, mas foi na década de 1970 que a maior onda de chegadas consolidou cidades e difundiu tradições como chimarrão, churrasco, danças e jogos típicos. Essa herança cultural será celebrada entre os dias 19 e 23 de julho em Querência (MT), com a 14ª edição do Festival Nacional de Arte e Tradição (Fenart), o 18º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e a 8ª edição dos Jogos Tradicionalistas, reunindo equipes de diversos estados e cerca de 10 mil participantes.
O Fenart e os eventos associados buscam não apenas manter vivas as tradições gaúchas, mas também fortalecer valores como educação, disciplina e identidade cultural, transmitindo-os às novas gerações. Com informações: Diário MS News