O dólar encerrou esta segunda-feira (22) em alta de 0,33%, cotado a R$ 5,3380, marcando a quarta sessão consecutiva de valorização frente ao real. O movimento ocorreu na contramão do cenário internacional, onde a moeda norte-americana recuava frente a outras divisas.
Além do ajuste de posições antes da divulgação de indicadores econômicos no Brasil e nos Estados Unidos, investidores reagiram às sanções impostas pelo governo norte-americano contra autoridades brasileiras e contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O anúncio elevou o clima de incerteza no mercado, diante do temor de que novas medidas possam atingir setores da economia brasileira. A notícia de que os EUA revogaram vistos de membros do Judiciário e do Executivo também ampliou a tensão.
Ainda nesta semana, investidores aguardam a ata do Copom, o IPCA-15 e o Relatório de Política Monetária do Banco Central, além de dados do PIB e do índice de preços PCE nos Estados Unidos. Com informações: Notícias Agrícolas.