Mato Grosso do Sul iniciou no último dia 16 de setembro a operação de um novo sistema de controle e validação de estampagem de placas veiculares, que utiliza inteligência artificial para reforçar a segurança no trânsito. A ferramenta, desenvolvida pelo Detran-MS, garante maior confiabilidade no processo, previne falhas humanas, combate fraudes e assegura a rastreabilidade das Placas de Identificação Veicular (PIV).
A medida atende à Resolução Federal nº 969, que estabelece normas para todo o país, como o uso obrigatório de QR Code e a informatização dos processos de validação e fiscalização. No Estado, cinco empresas já foram credenciadas para operar a tecnologia, que funciona como uma barreira extra contra irregularidades.
Nos primeiros dias de funcionamento, o sistema já identificou inconsistências em cadastros, inclusive em um veículo zero quilômetro, comprovando a eficiência da ferramenta em detectar problemas desde a origem. Além de ampliar a segurança, o Detran-MS garante que não haverá aumento de custos para os motoristas, uma vez que o preço da estampagem se mantém estável, variando apenas conforme a livre concorrência entre as empresas credenciadas.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a modernização coloca o Estado na vanguarda da segurança veicular no Brasil. “É mais do que inovar, é garantir autenticidade, rastreabilidade e proteção contra fraudes. Nosso compromisso é oferecer serviços modernos, confiáveis e seguros para o cidadão”, afirmou.
O novo sistema também permite acompanhar em tempo real o estoque das estampadoras, aumenta a transparência fiscal e reforça o alinhamento do órgão às diretrizes de Governo Digital e Governo Próspero da gestão estadual. Com informações: Agência de Notícias/DETRAN-MS.